Instituição

Missão

O GINGAS é uma ONG de educação e cultura afro-brasileira e tem por missão promover o acesso, disseminação e apropriação da cultura afro-brasileira através de ações sociais e educativas.

Estratégia

Ações sócio-educativas através da cultura  afro-brasileira como prática de  inclusão social que se efetivam em oficinas, capacitações, intercâmbios, mini-cursos, consultorias e apresentações  artísticas que valorizem as tradições  de matriz africana e as práticas da pedagogia griô, desenvolvida e concebida por Lilian Pacheco e MArcio Caires, do Pontod e Cultura Grãos de Luz e Griô/Ação Griô Nacional -  Ministério da Cultura.

Público

Crianças e adolescentes portadores de deficiência;

Crianaças e Adolescentes de comunidades pobres;

Educadores, estudantes e pesquisadores da cultura  afro-brasileira;



Histórico:

Década de 90:David Bassous (Bujão) realizou seus primeiros trabalhos na cultura afro-brasileira com meninos de comunidades pobres e crianças com deficiência. Inquieto com as mazelas de nossa sociedade, engajou-se na luta para transforma-la através da cultura e arte.  A  capoeira foi oferecida para crianças e adolescentes na Escola Especial “Curso Solange Dreux, e assim foi esboçado o primeiro desenho do projeto Din.Down.Down - Capoeira Especial (RJ).

2003:Como resultado de sua implicação com o trabalho social, Bujão tornou-se um dos fundadores da ONG Arte da Possibilidade, atualmente nomeada  GINGAS.Há um novo projeto de inserção da capoeira como prática de  promoção da “saúde” através da cultura  para crianças vivendo com HIV / Aids, na Casa Maria Madalena e para crianças e adolescentes de comunidades pobres de Niterói.

2008: O Ponto de Cultura Gingas formalizou parceira com a APAE-Rio dando continuidade ao seu Projeto “Din.Down.Down - Capoeira Especial”. 

 Entre 2008 e 2010, O Ponto de Cultura GINGAS destacopu-se nas seguintes iniciativas do MinC e  nos diversos setores de gestão cultural:

  •  O Prêmio Ludicidade / Pontinho de Cultura - Ministério da Cultura; 
  •  Rede Nacional da Tradição Oral - Ação Griô Nacional   - Grãos de Luz e Griô/Ministério da Cultura;  
  • Parceria com a Secretaria de Esportes de Niterói, com a Universidade Federal Fluminense e com um FIOCRUZ (Ministério da Saúde), em projetos e atividades sobre a cultura afro-brasileira;
  • Prêmio Pontos de Valor - Ministério da Cultura;
  • Parceira com o prêmio Tuxauá - NAÇÃO LIBERDADE  Ministério da Cultura;
  • Prêmio de reconhecimento “Niterói Nação Permbucana” do  Terreiro de Tradição Nagô , o Ilê Axé Oxalá talaby,d a cidade de Paulista - Pernambuco;
  • Realização do I Intercâmbio de Culturas Populares Pernambucanas e da I Capacitação da Pedagogia Griô desenvolvida no GINGAS;



EQUIPE:

Maria Mãe Dada - Mestra Griô / Adriana de Holanda- Griô Aprendiz /David Nascimento / Juliana Verissimo /  Luzia Bassous / Yeda Maria da Silva/ Joás Santos

 

maria-da-solidade  adriana-de-holanda      david     juliana-1          l_199010c1c84c4dfaa7b6f4089d991f6611
 
 

CONSULTORES (Ad Hoc)

Walace de Deus Barbosa / Dora Silveira / Júlio César Tavares/ Ivanir dos Santos / Inês Anachoreta/

DIREÇÃO:

David Nascimento Bassous / Sérgio Muller

<